Revisão da Norma ISO 14001:2015
A Norma ISO 14001, Sistemas de Gestão Ambiental, encontra-se em revisão, estando a sua publicação final prevista para final de 2015. Esta nova revisão, ISO 14001:2015, procurará assegurar a compatibilidade com outros sistemas de gestão como os definidos na norma ISO 9001 para sistemas de gestão da qualidade.
Quais serão as principais alterações previstas na norma?
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Avaliação da Satisfação de Clientes
É necessário "ouvir os clientes" e adequar constantemente a oferta de serviços e produtos às suas expectativas e necessidades. Saber a cada momento como é que estes estão a percecionar o desempenho da Organização, escutar as pessoas que tomam decisões, melhorar áreas críticas de insatisfação, personalizar a oferta a cada segmento de mercado e comparar o desempenho com o da concorrência.
Os clientes são também uma fonte inesgotável de ideias pelo que um relacionamento dinâmico e aberto com eles permite identificar oportunidades de inovação e melhoria.
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Três Formas Simples de Alavancar a Inovação
As empresas com maior sucesso encontram a solução para as crises do mercado ampliando o seu foco na inovação. Isto é, encontrando oportunidades para melhorarem a eficácia, reduzir custos e colocando novos produtos e serviços no mercado.
Mas estas oportunidades necessitam de ser identificadas, e depois testadas e desenvolvidas internamente antes de serem implementadas. Terá a minha empresa tempo e recursos para isso? Que posso fazer de imediato, de forma simples e com os meus recursos limitados, para começar a alavancar a inovação? Sugerimos três formas:
1. Comece a ouvir os seus colaboradores
Se valoriza a inovação, então demonstre aos seus colaboradores que valoriza as ideias deles. Os números demonstram que 85% das soluções, para os seus atuais problemas organizacionais, já existem na mente dos seus colaboradores. Faz sentido, aqueles que trabalham todos os dias com os seus produtos, clientes e mercado, são os melhores preparados para sugerir melhorias e identificar potenciais novos produtos e serviços. Parece tão simples, mas a maioria das empresas não conseguem aproveitar essa base de conhecimento notável de ideias e melhorias, pois é visto como incontrolável, ou como um sumidouro de recursos.
2. Reconheça e recompense os seus colaboradores por serem inovadores
Uma grande parte das nossas empresas, simplesmente ainda não avaliou corretamente o potencial dos seus colaboradores. Se não medimos, não conhecemos e não podemos comparar. Se vai começar a pedir inputs pense desde logo como vai reconhecer regularmente aqueles que melhor contribuem, sem isso é provável que a participação não perdure. Pode criar um método simples de pontuação, como por exemplo: 1 ponto por cada sugestão, 15 pontos se uma ideia passa determinada avaliação, 100 pontos se a ideia alcança um benefício pré-estabelecido. A forma de recompensa pode depender da cultura da organização; o reconhecimento público é sempre muito valorizado e custa zero euros à organização, mantendo a motivação dos participantes. Um fator importante é a abertura: todos são elegíveis a qualquer momento. Sugestão: consulte a norma portuguesa NP 4457:2007 – Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), sobre gestão de ideias e avaliação de oportunidades.
3. Realize desafios para resolver problemas da organização
Os desafios devem ser patrocinados pelos gestores de topo da organização. Adicionalmente à recolha de ideias, pode com esta metodologia simples impulsionar a inovação através da resolução de problemas internos específicos. Chame um diretor de um departamento da sua organização e faça-lhe a seguinte pergunta: “Se pudesse resolver um problema desconcertante do seu departamento, neste exato momento, qual seria?". Pegue na resposta, partilhe-a por toda a organização e transforme-a num desafio. Coloque um limite de tempo para o desafio, para manter a urgência e aumentar o número rápido de soluções e ideias. O desafio deve ser comunicado pelo gestor de topo patrocinador. Se for necessário, repita o ciclo, mensalmente, trimestralmente, de acordo com os recursos existentes.
Contacte-nos para conhecer as soluções que dispomos para melhorar a inovação da sua organização