Com o objectivo de controlar o risco da sua actividade e melhorar o seu desempenho e imagem, muitas organizações já implementaram um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do trabalho segundo a norma ISO 45001.
Este referencial define um sistema, que devidamente implementado e mantido, permite às organizações minimizar os riscos para os seus colaboradores e partes interessadas, o desenvolvimento da sua política e objectivos e a monitorização e melhoria das suas actividades e processos para a segurança e saúde no trabalho.
Vantagens da implementação e certificação pela ISO 45001
- Diminuir o risco de ocorrência de acidentes de trabalho e de doenças profissionais;
- Redução das baixas médicas e consequente diminuição do absentismo;
- Evidenciar o cumprimento com a legislação aplicável;
- Redução de custos relacionados com prémios de seguros, indemnizações, paragens, quebras de produção/serviço e acidentes;
- Melhoria das condições de trabalho e satisfação dos colaboradores, assim como o aumento da produtividade.
- Melhoria da imagem;
- Possibilidade de certificação e consequente diferenciação e aceitação no mercado, sociedade e atracção de possíveis investidores;
- Possibilidade de acesso a novos mercados em que actuam clientes com exigências para a segurança do trabalho.
A norma ISO 45001 foi desenvolvida segundo o modelo de sistema de gestão de melhoria contínua – PDCA (Plan-Do-Check-Act) e para ser compatível com as normas ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade e ISO 14001 – Sistemas de Gestão Ambiental, permitindo assim com facilidade a sua integração.
Quer colocar-nos uma questão ou necessita de apoio de consultoria? Não hesite em contactar-nos!
Pode também saber mais sobre os nossos serviços e como podemos ajudar a sua Organização.