Este modelos foram criados pelo Instituto de Segurança Social, I.P. com a finalidade de assegurar serviços de qualidade, numa área tão sensível como as resposta sociais, muitas vezes implicando o apoio a situações de carência social.
Estes modelos foram criados com os seguintes objectivos:
- “Ser um instrumento para a auto-avaliação das Respostas Sociais, permitindo rever de uma forma sistemática o seu desempenho;
- Apoiar no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade, permitindo uma melhoria significativa da sua organização e funcionamento;
- Agregar num referencial normativo, todos os requisitos aplicáveis a uma Resposta Social, independentemente da natureza jurídica do estabelecimento.”
Fonte: Site do Instituto da Segurança Social.
Estão desenvolvidos os seguintes modelos:
- Acolhimento Familiar;
- Lar Residencial;
- Centro de Actividades Ocupacionais;
- Lar de Infância e Juventude;
- Centro de Acolhimento Temporário;
- Estruturas Residenciais para Idosos;
- Creches;
- Centros de Dia;
- Serviços de Apoio Domiciliário.
Para além do Modelo de Avaliação da Qualidade, formam criados para apoio na implementação:
- Manual de Processo-Chave;
- Questionários de Avaliação da Satisfação.
Quer colocar-nos uma questão ou necessita de apoio de consultoria? Não hesite em contactar-nos!
Pode também saber mais sobre os nossos serviços e como podemos ajudar a sua organização.