Estrutura de Alto Nível - Normas de Sistemas de Gestão ISO

A chamada “Estrutura de Alto nível” foi publicada em 2012 denominada por “Anexo SL” das directivas ISO para aplicação a todas as normas da ISO de Sistemas de Gestão. Devido à proliferação das normas de Sistemas de Gestão a ISO pretende unificar uma estrutura destas normas que permita não só um consenso do que devem ser os principais requisitos dos sistemas de gestão, como requisitos gerais para a certificação de um sistema de gestão, assim como facilitar a sua integração, possibilitando assim a criação e implementação de sistemas de gestão integrados de várias normas nas Organizações. Esta Estrutura de Alto Nível foi depois Adoptada pela IEC, em 2019, para se tortar o “Anexo L” das directivas ISO/IEC. A Estrutura de Alto Nível apresenta-se da seguinte forma, comum a todas as normas de sistemas de gestão:

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Norma para a Monitorização e Medição da Satisfação do Cliente ISO 10004

A nova edição da NP ISO 10004:2020, Gestão da Qualidade – Satisfação do cliente – Linhas de orientação para a monitorização e medição da satisfação do cliente, foi transporta para Portugal em Junho de 2020, depois de publicada pela ISO em Julho de 2018. O foco deste documento está nos clientes externos à organização. A ISO esclarece no texto de introdução da norma “As informações obtidas com a monitorização e a medição da satisfação do cliente podem ajudar a identificar oportunidades de melhoria das estratégias, produtos, serviços, processos e características da organização que são valorizados pelos clientes e servir aos objetivos da organização. Tais melhorias podem fortalecer a confiança do cliente e resultar em benefícios comerciais e outros.”. De acordo a norma, para atingir esses objetivos, a organização deve:

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Publicada em Portugal a nova edição da norma ISO 9004

Foi transposta para Portugal, em fevereiro de 2019, a nova edição da norma Gestão da qualidade – Qualidade de uma organização – Linhas de Orientação para atingir o sucesso sustentado: NP EN ISO 9004:2019. Esta norma estabelece a referência para as organizações que pretendem fundamentar a sua estratégia na excelência, para alcançar valor e sucesso sustentado. Este guia é consistente com os princípios de gestão da qualidade estabelecidos na ISO 9000:2015. Tendo a vantagem de conter uma ferramenta de auto-avaliação para identificar permanentemente onde está a organização na implementação dos seus conceitos. A ISO publicou este documento em Abril de 2018 (ISO 9004:2018 – edição 4).

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Revisão da norma ISO 19011 para Auditorias a Sistemas de Gestão

A fundamental norma orientadora para a realização de auditorias, ISO 19011 – Linhas de orientação para auditorias a sistemas de gestão, tem uma nova revisão para reflectir o crescente número de normas de sistemas de gestão e as revisões das normas mais usadas globalmente, como a ISO 9001 para Gestão da Qualidade e a ISO 14001 para Gestão Ambiental. Quais são as principais alterações da revisão NP EN ISO 19011: 2019? Inclusão de um novo principio de auditoria para abordagem baseada em risco - sobre como auditar riscos/oportunidades; Alargamento do Anexo A - com orientações para auditar novos requisitos e conceitos, como contexto da organização, liderança e comprometimento, auditorias virtuais, ciclo de vida de produtos/serviços; Remoção do anexo contendo requisitos de competência para alguns sistemas de gestão específicos – devido à grande prolificação de normas de sistemas de gestão. Entre outras alterações.

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Nova norma para Gestão da Inovação – ISO 56002

Esta norma define orientações para a definição, implementação, manutenção e melhoria de um sistema de gestão da inovação. Aplicável, entre outros casos, a organizações que procuram sucesso sustentado, desenvolvendo e demonstrando sua capacidade de gerir efectivamente actividades de inovação para alcançar os resultados pretendidos, É destinada a todos os tipos de organizações, independentemente do tipo, sector ou dimensão e para todos os tipos de inovações, por exemplo de produto, serviço, de processo, e métodos de trabalho, variando de incremental a radical e ainda a todos os tipos de abordagens, por exemplo actividades de inovação interna ou open innovation, de tecnologia e de design Esta norma foi publicada pela ISO em julho de 2019 e transposta para Portugal em setembro de 2019.

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Revisão da Norma ISO 14001:2015

A Norma ISO 14001, Sistemas de Gestão Ambiental, encontra-se em revisão, estando a sua publicação final prevista para final de 2015. Esta nova revisão, ISO 14001:2015, procurará assegurar a compatibilidade com outros sistemas de gestão como os definidos na norma ISO 9001 para sistemas de gestão da qualidade.

Quais serão as principais alterações previstas na norma?

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Nova norma ISO 45001:2018 para Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho

A Norma ISO 45001:2018 - Occupational health and safety management systems, vem substituir a norma OHSAS 18001 desde 12 de Março de 2018. Esta norma tem como objectivo fornecer requisitos para estabelecer e melhorar as condições em termos de saúde e segurança, prevenir acidentes, cumprimento da legislação em vigor ou mesmo ultrapassar estes requisitos legais.

Baseada na estrutura de alto nível da ISO, a ISO 45001, é facilmente integrada com as outras normas para sistemas de gestão, como a ISO 9001 (qualidade) e a ISO 14001 (ambiente).

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Revisão da Norma ISO 9001:2015

A norma ISO 9001 encontra-se neste momento em processo de revisão, estando prevista uma versão DIS para Março de 2014 e a publicação final em Novembro de 2015.O primeiro draft da norma já foi submetido a comentários, estando previstas como principais alterações:

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