Transição para a nova versão da norma NP 4457:2021

Em dezembro de 2021, foi publicada pelo IPQ a nova versão da norma NP 4457:2021 – Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) – Requisitos do Sistema de Gestão IDI, substituindo a anterior versão NP 4457:2007.

Esta nova versão apresenta um novo alinhamento em relação à anterior, de acordo com estrutura de alto nível de todas as normas de Sistemas de Gestão, facilitando desta forma a implementação de Sistemas de Gestão Integrados.

O prazo de transição para a NP 4457:2021 é de 24 meses, terminando em 31 de dezembro de 2023. As certificações em conformidade com a NP 4457:2007 perdem a validade no final de dezembro de 2023.

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Marcação CE – Que produtos necessitam de Marcação CE?

Tendo em conta a legislação europeia – diretiva Nova Abordagem, é obrigatória a Marcação CE para os produtos que a seguir se listam:

    • Equipamentos elétricos (baixa tensão);
    • Recipientes sob pressão;
    • Brinquedos (segurança);
    • Produtos de construção
    • Equipamentos de proteção individual;
    • Instrumentos de pesagem de funcionamento não automático;
    • Instrumentos de medição;
    • Dispositivos médicos;
    • Dispositivos médicos implantáveis ativos;
    • Dispositivos médicos para diagnóstico in vitro;
    • Aparelhos a gás;
    • Caldeiras de água quente;
    • Explosivos de utilização civil;
    • Aparelhos e sistemas de protecção para utilização em atmosferas explosivas;
    • Elevadores;
    • Embarcações de recreio;
    • Equipamentos de rádio e terminais de telecomunicações;
    • Instalações por cabo para transporte de pessoas.

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Estrutura de Alto Nível - Normas de Sistemas de Gestão ISO

A chamada “Estrutura de Alto nível” foi publicada em 2012 denominada por “Anexo SL” das directivas ISO para aplicação a todas as normas da ISO de Sistemas de Gestão. Devido à proliferação das normas de Sistemas de Gestão a ISO pretende unificar uma estrutura destas normas que permita não só um consenso do que devem ser os principais requisitos dos sistemas de gestão, como requisitos gerais para a certificação de um sistema de gestão, assim como facilitar a sua integração, possibilitando assim a criação e implementação de sistemas de gestão integrados de várias normas nas Organizações. Esta Estrutura de Alto Nível foi depois Adoptada pela IEC, em 2019, para se tortar o “Anexo L” das directivas ISO/IEC. A Estrutura de Alto Nível apresenta-se da seguinte forma, comum a todas as normas de sistemas de gestão:

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Estado da Certificação de Sistemas de Gestão em Portugal (Estudo)

Este relatório publicado em 2020, pela Associação Portuguesa para Qualidade reflecte o estado das certificações de sistemas de gestão em Portugal. Desatacam-se as seguintes situações. A norma da qualidade ISO 9001:2015 continua a ser a norma mais implementada e certificada com 70.5% das empresas em Portugal   certificadas. Sem surpresa as normas ISO 14001:2015 – para sistemas de gestão ambiental, com 13% e a norma ISO 45001:2018 para sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho, com cerca de 8% das certificações.

Este número de certificações tem se mantido estável a nível geral das normas, que revela pouca aposta das Organizações na implementação de sistemas de gestão e nos seus consequentes benefícios, No entanto a norma ISO 14001 com um aumento significativo entre os anos 2019 e 2020, tão importante como neste contexto das alteração climáticas, podengo ser também uma ponte para implementação de outros sistemas de gestão.

Destaca-se também a norma NP 4512 para sistemas de gestão de formação, muito falada na atura da sua publicação, mas que neste momento apresenta-se com zero certificações.

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Norma para a Monitorização e Medição da Satisfação do Cliente ISO 10004

A nova edição da NP ISO 10004:2020, Gestão da Qualidade – Satisfação do cliente – Linhas de orientação para a monitorização e medição da satisfação do cliente, foi transporta para Portugal em Junho de 2020, depois de publicada pela ISO em Julho de 2018. O foco deste documento está nos clientes externos à organização. A ISO esclarece no texto de introdução da norma “As informações obtidas com a monitorização e a medição da satisfação do cliente podem ajudar a identificar oportunidades de melhoria das estratégias, produtos, serviços, processos e características da organização que são valorizados pelos clientes e servir aos objetivos da organização. Tais melhorias podem fortalecer a confiança do cliente e resultar em benefícios comerciais e outros.”. De acordo a norma, para atingir esses objetivos, a organização deve:

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Revisão da norma ISO 19011 para Auditorias a Sistemas de Gestão

A fundamental norma orientadora para a realização de auditorias, ISO 19011 – Linhas de orientação para auditorias a sistemas de gestão, tem uma nova revisão para reflectir o crescente número de normas de sistemas de gestão e as revisões das normas mais usadas globalmente, como a ISO 9001 para Gestão da Qualidade e a ISO 14001 para Gestão Ambiental. Quais são as principais alterações da revisão NP EN ISO 19011: 2019? Inclusão de um novo principio de auditoria para abordagem baseada em risco - sobre como auditar riscos/oportunidades; Alargamento do Anexo A - com orientações para auditar novos requisitos e conceitos, como contexto da organização, liderança e comprometimento, auditorias virtuais, ciclo de vida de produtos/serviços; Remoção do anexo contendo requisitos de competência para alguns sistemas de gestão específicos – devido à grande prolificação de normas de sistemas de gestão. Entre outras alterações.

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Publicada em Portugal a nova edição da norma ISO 9004

Foi transposta para Portugal, em fevereiro de 2019, a nova edição da norma Gestão da qualidade – Qualidade de uma organização – Linhas de Orientação para atingir o sucesso sustentado: NP EN ISO 9004:2019. Esta norma estabelece a referência para as organizações que pretendem fundamentar a sua estratégia na excelência, para alcançar valor e sucesso sustentado. Este guia é consistente com os princípios de gestão da qualidade estabelecidos na ISO 9000:2015. Tendo a vantagem de conter uma ferramenta de auto-avaliação para identificar permanentemente onde está a organização na implementação dos seus conceitos. A ISO publicou este documento em Abril de 2018 (ISO 9004:2018 – edição 4).

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Nova norma para Gestão da Inovação – ISO 56002:2019

Esta norma define orientações para a definição, implementação, manutenção e melhoria de um sistema de gestão da inovação. Aplicável, entre outros casos, a organizações que procuram sucesso sustentado, desenvolvendo e demonstrando sua capacidade de gerir efectivamente actividades de inovação para alcançar os resultados pretendidos, É destinada a todos os tipos de organizações, independentemente do tipo, sector ou dimensão e para todos os tipos de inovações, por exemplo de produto, serviço, de processo, e métodos de trabalho, variando de incremental a radical e ainda a todos os tipos de abordagens, por exemplo actividades de inovação interna ou open innovation, de tecnologia e de design Esta norma foi publicada pela ISO em julho de 2019 e transposta para Portugal em setembro de 2019.

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